segunda-feira, 29 de março de 2010

Poema sem título V

Uma característica marcante nos meus poemas é que 80% deles não possuem título. Não é por preguiça, é que sei lá, simplesmente não gosto. Isso acontece com os poemas favoritos e esse aqui é muito especial pra mim. É um dos meus tantos desabafos através dos poemas, fala sobre a situação do nosso mundo que parece, num cenário de tanta guerra e destruição, não ter mais jeito. Espero que vocês gostem. :)

Poema sem título V
Por favor, desligue a tv.
Não sei quem ainda consegue ver
tanta dor, tanta desgraça.
A paz foi perdida,
estão desvalorizando a vida
e tem gente morrendo de "graça".
Não, não vou sair.
Quero ficar aqui e dormir
pra ver se quando acordar,
todo esse sofrimento vai passar.
Pode ser até ilusão;
talvez não venha a acabar.
Talvez, tenda só a piorar.
Quem tem a solução?
A gente canta, chora,
dança e vai embora.
Chego em casa,
no noticiário, lá está o prefeito
dizendo que tudo isso tem jeito.
É demais querer um mundo perfeito?
Estamos presos...
A vida é uma loteria
e todo nós temos um bilhete.
E que sirva de lembrete:
ela vai nos premiar um dia,
só não se sabe com o quê.
Caro amigo,
estamos numa cilada.
Não tem plano de fuga,
é impossível escapar.
Eu só faço é rezar
para pedir que nada aconteça.
Mas é puro egoísmo,
já que, enquanto rezo,
um irmão sente a falta de alguém
na mesa...
Meu Deus,
perdoe-nos pelos nossos pecados!
Fazei-nos perdoar os culpados
e se não for pedir demais
dai-nos a paz!
Meu querido amigo,
leia o que escreverei
com muita atenção.
Todas as noites peço em oração
que o Senhor te proteja,
que Nossa Senhora de Nazaré
te faça na vida ter fé;
que tudo volte ao normal
e que nada aconteça de mal.

Anelise de Nazaré

Cola...


Enfim, gostei desse negócio de ter um blog! Hoje eu vou falar sobre uma coisa muito ruim que é praticada pela maioria dos estudantes brasileiros: a Cola. Todos nós já estamos "Ivan" em saber que isso não leva ninguém à lugar algum - ou não, como no caso da prova de matemática de sábado, dia 27 de Março.


Um aluno do meu querido Colégio - identidade do mesmo será mantida em sigilo - foi pego escrevendo o resultado da prova em um micro pedaço de papel. Ele não é de colar e na primeira vez em que tentou passar cola, aconteceu uma tragédia dessa. Ele foi levado para a Coordenação e infelizmente levará um zero no boletim, sendo obrigado a estudar 3x mais para a próxima avaliação. Não houve argumento algum que mudasse a situação; é algo muito triste, povo brasileiro.


Ok, vai ter gente aqui dizendo: "Sim, e daí? Não foi comigo, besta foi ele, ora". É muito fácil dizer isso. O ser humano é assim mesmo: quando vê uma situação ao invés de refletir sobre esta e tirar lições de vida só faz criticar. O mais triste ainda é que a cola é uma ilusão. Uma doce e amarga ilusão, como diz a minha mamãezinha linda do meu coração. A nota que aparecerá no boletim é falsa, não é fruto do esforço da mente, dos calos nos dedos, das noites mal dormidas e dos convites para festas recusados.


Sei que tem muita gente que cola e o que é pior, forma "esquemas" - e muito bem tramados devo admitir - para isso. Por quê não fortalecer os laços de amizade procurando reunir os amigos para estudar? Um exemplo, quando minha mãe estava estudando para o vestibular - isso há muito, muito, muito, muito mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo - ela madrugava com os amigos com a cabeça enfurnada nos livros e acordada à base de café preto com farofa de ovo. Até hoje ela e os amigos lembram disso... E hoje, todos estão formados, pós-graduados, graças a Deus e adoram uma farofa de ovo (detesto farofa de ovo).


Então, queridos brasileiros, vamos estudar. É sério! Se você acha que estudar é uma coisa tão chata e cansativa, procure maneiras de tornar essa atividade um pouco mais divertida! Daqui há alguns anos você há de perceber o quanto as horas que você passou com as suas nádegas numa cadeira, valeram muito a pena, ou melhor, a galinha inteira - entendeu? A galinha inteira!!! Você também não precisa varar a noite estudando, mas caso seja a única alternativa, vale comer alguma coisa mais saborosa que farofa de ovo :)


Beijos ♥

domingo, 28 de março de 2010

"Criar um blog - Feito!"

Bem, esse é o meu blog; a temática dele não é especificada, mas tenho um objetivo que será revelado daqui há pouco. Favor ter paciência. Bem, criar um blog estava na minha lista de "Coisas a fazer em 2010". Está lista contém exatamente 15 itens, dos quais eu só consegui realizar até a presente data, 28 de Março de 2010, 4 deles. Mas eu ainda tenho 272 dias para realizar os outros 11...

Enfim, voltando ao meu blog - isso é tão emocionante - eu já tinha vontade de criar um há muito tempo, seja pra publicar os meus poemas, meus contos e até mesmo partes de uma história que ainda está em fase de criação. Mas o motivo maior de sua criação pode ser demonstrado no título dele: "Espelho d'alma". Eu queria mesmo é mostrar um lado que as pessoas as quais convivem comigo diariamente não percebem. Não descreverei este meu "lado oculto", quero que vocês percebam no decorrer das minhas mensagens - uháuhá.

Então, pretendo postar alguns pensamentos legais, alguns dos meus poemas e até mesmo colocar algumas coisas em discussão. Mas também pretendo falar sobre música, filmes - sou apaixonada por cinema -, livros - ah, nesses sou viciada -, sobre comida - adoro comer -e prestarei algumas homenagens a pessoas muito especiais.

Como minha primeira postagem, quero dizer que na última sexta-feira, dia 26 de Março, foi uma data muito importante pra mim, pois foi nesse dia que há quatro anos eu conheci uma pessoa muito importante em minha vida. Creio que muita gente a conheça, principalmente as pessoas do Colégio Santa Rosa. Tenho muitas histórias pra contar sobre momentos que passamos juntas e ressaltar que apesar da distância, eu nunca a esqueci. Bianca Lobato, sua vaca, eu espero que um dia você chegue a ler isso: Eu te amo, minha avenca fofinha, lindinha cor-de-rosa. Favor nunca esquecer que o seu "copo-de-leite" estará sempre aqui e que eu quero aquela minha foto DE VOLTA!

Enfim, obrigada pela paciência e até a próxima postagem. Pretendo escrever algo bem bonitinho sobre a Páscoa.